Guest Post – Azia na gravidez – O que fazer ?

Primeiro Post da Nossa Colaboradora Mila Bessa !

 

Azia na gravidez: O que fazer para acabar com este mal estar?

A gestação é um período muito especial na vida de uma mulher. É uma grande transformação em todos os sentidos – psicológico e físico. Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por constantes transformações e por isso ela sente muitos desconfortos tão logo apareçam os primeiros sintomas de gravidez.

Um incômodo bastante comum, na gravidez, é a azia que nada mais é do que uma queimação ou ardência que surge na parte superior do abdômen e continua até o esôfago e garganta. Esse desconforto faz com se tenha a sensação de que essa queimação, ao subir, se torna mais intensa e que, a qualquer momento, sairá pela boca.

A azia é um tipo de mal estar que pode ser evitado em qualquer tipo de situação, ou seja, você pode se prevenir dessa acidez. Como isso é possível? Acompanhe-me até o final deste artigo que você saberá como é simples e fácil.

O que é a azia?

A azia é uma sensação de queimação que se origina na parte de trás do esterno, o qual está localizado na região anterior do tórax. Essa sensação geralmente provoca uma dor que sobe pelo peito e chega até o pescoço e a garganta.

A azia é provocada pelo refluxo de acido gástrico que é responsável pela digestão dos alimentos. Esse refluxo é causado pelo mau funcionamento do esfíncter que é uma espécie de válvula que se abre para que o alimento passe do esôfago para o estomago e, depois deve se fechar para que esse mesmo alimento e o suco gástrico possam ser retidos.

Se o fechamento não for feito corretamente acontece o movimento de refluxo, o qual é direcionado para o esôfago. Como houve o inicio de uma digestão, o esôfago se irrita e o resultado é a desagradável azia. Se ela já é ruim quando se está de pé é pior ainda quando se está deitado ou mesmo com o corpo inclinado.

Como evitar a azia?

Uma das principais causas de azia é devido à má alimentação, ou seja, uma dieta balanceada só traz benefícios e evita problemas como este. Muitas gestantes fazem o uso de medicamentos como o Omeprazol para combate-la porém a forma mais eficaz é sem dúvidas, a reeducação alimentar. Dessa forma, tenha cuidado com certos alimentos que podem provocar o surgimento desse mal estar como os seguintes:

Café;

Chocolate;

Frituras;

Refrigerantes;

Molho de tomate;

Vinagre e,

Álcool.

Esses alimentos são verdadeiros vilões e, no caso de uma gravidez, devem ser evitados ao máximo. Por outro lado, você pode aumentar o consumo de alimentos que são saudáveis como é o caso de frutas, verduras e legumes. Procure ingerir também fibras que são um verdadeiro aliado do intestino e sistema digestivo para afastar a possibilidade de surgimento deste problema.

Outra dica importante é evitar vestir roupas muito apertadas principalmente se elas forçam a região da barriga. As possíveis compressões, nesta área, auxiliam no aumento de azia. Agora, também é possível fazer o uso de determinados medicamentos como a seguir.

Como combater a azia?

Todo e qualquer medicamento só deve ser consumido sob a orientação médica e no caso de gravidez os cuidados devem ser redobrados. Dependendo do caso, o profissional pode indicar medicamento para aliviar o problema da azia. O medicamento que normalmente é indicado é o Omeprazol. Mas existem casos que poderá ser indicado o uso de Ranitidina.

Se o seu médico não indicar nenhum medicamento não deverá tomar por conta própria. Caso a azia continue a incomodar, o melhor a se fazer é tomar um chá natural de camomila ou erva doce, mas nunca o chá preto que tem a mesma ação do café, ou seja, aumenta os casos de azia.

E você, já sofreu ou ainda sofre com azia? Compartilhe abaixo a sua experiência.

Até mais!

 

Mamãe
Gravidez, uma nova jornada