Dicas para Mamães por Gustavo Del Santo – Guest Post

Hoje, nosso post está super especial !

Gustavo Del Santo,redator da Tricae vem com dicas preciosas para mamães !

Espero que curtam !

Olá, tudo bem?

Meu nome é Gustavo Del Santo e sou redator do site e do blog da Tricae. Vim escrever como convidado da Alê para dividir um pouquinho dos meus conhecimentos com cada uma das mamães e resolvi partir do início de tudo. O que fazer quando se descobre que está grávida?

Uma mulher grávida muda completamente sua forma de pensar, buscando o melhor para toda a sua família. Passa a enxergar tudo por um outro ângulo e a ter a esperança de que podemos viver em um mundo melhor. A gravidez é uma bênção na vida de todas as mamães, independentemente se foi programada ou não. Chegou o momento tão sonhado em que você precisa se colocar em segundo plano, dando tudo de si para que seu filhote seja a pessoa mais feliz do mundo. O mais curioso é você já amar incondicionalmente uma pessoa que ainda nem chegou ao mundo. Imagino que ficar grávida seja a sensação mais emocionante que existe!

Cuidar de um bebê não é a tarefa mais fácil do mundo. Exige atenção, tempo, determinação e muito, mas muito amor. Por isso, é essencial estar bem informada para que este momento se torne um pouco mais fácil e prazeroso. Assim que a mulher descobre que terá um filho, deve se atentar à alguns pontos essenciais. Que tal conhecê-los?

O acompanhamento médico também é muito importante para preservar a saúde do feto e da mamãe. O primeiro passo é fazer um exame de sangue para confirmar a gravidez e saber se a saúde da mamãe e do bebê estão em ordem. Exames de HIV, Sífilis, Rubéola, de urina, hemograma, entre outros também são essenciais. O ultrassom deve ser agendado por volta da sétima semana de gestação para visualizar o embrião e checar os batimentos cardíacos. Assim, a mulher consegue saber se está tudo bem com a gravidez.

Não perca tempo e corra atrás dos cremes hidratantes para o corpo e principalmente para a barriga. Eles evitam irritações na pele e diminuem as estrias, que são extramente desagradáveis.

A ingestão de remédios também precisa ser controlada. Evite qualquer comprimido sem a orientação médica e, caso a gravidez seja planejada, consulte um médico três meses antes para ingerir vitaminas. Assim que conseguir engravidar, comece a tomar o Ácido Fólico e, a partir do terceiro mês, passe a ingerir mais Ferro. O ômega 3 também é bem interessante para as mulheres que querem engravidar, já que facilita a penetração do espermatozoide no óvulo. Durante a gravidez, ele também é bem eficaz, aumentando em até 30% o QI do bebê.

Quanto à alimentação, elimine as bebidas alcoólicas, diminua ao máximo a ingestão de doces e carne crua e, por fim, coma bastante verdura e carnes sem gordura. Pensar que uma mulher grávida deve comer por dois é uma grande besteira! Aumente apenas 250 ou 300 calorias diárias durante a gestação.

As atividades físicas também fazem toda a diferença. Elas ajudam a mulher a ovular mais, facilitando a gravidez. Depois que o embrião já estiver na barriga da mamães, o aconselhado é continuar as atividades físicas, mas com cautela. Pegar pesado nos exercícios pode prejudicar a sua saúde e a do bebê.

Os enjoos também não podem ficar fora da lista. É muito comum ficar enjoada constantemente até o terceiro mês de gravidez. Para reduzir o mal estar, se alimente diversas vezes durante o dia em quantidades pequenas. Isso pode te ajudar muito mais do que os remédios! O gengibre e o limão também ajudam, já que diminuem os enjoos por estimular a produção de substâncias básicas do estômago.

Os tratamentos de beleza devem ter um olhar especial, já que existem muitas mamães vaidosas. Ao contrário do que muitos dizem, os esmaltes de unha não trazem nenhum risco à saúde do bebê. As tintas de cabelo, por sua vez, devem ser evitadas até o terceiro mês, já que o couro cabeludo pode absorver substâncias impróprias que prejudicam a saúde do embrião. Já as químicas mais fortes – como o alisamento, por exemplo – estão proibidas durante toda a gestação.

Agora que você já sabe de tudo é só relaxar e curtir essa fase de transformação. As crianças são capazes de mudar nosso olhar em relação ao mundo, trazendo mais alegria e vivacidade para nossas vidas.

Espero que gostem das dicas e que tenham uma gravidez tranquila e agradável!

Um beijo, com carinho,

Gustavo.

 

 

gravidez-1-tricaeGuest Post