Consumo infantil – American Girl,você conhece ?

Estava vendo o programa Além da Conta,no GNT com a Ingrid Guimarães e me peguei pensando como anda desenfreado o estímulo ao consumo infantil.

Existe uma boneca chamada American Girl , que era do meu total desconhecimento por ser mãe de dois meninos pequenos, que tem uma loja de departamento especialmente para ela.

Não sou nenhuma santa e gosto muito de umas comprinhas, mas procuro fazer com meus filhos o que meus pais me ensinaram : tudo tem seu tempo.

Não ganhava presente fora de datas específicas e cresci feliz assim. Sempre me explicaram com todas as letras que dinheiro não dava em árvore e que eu precisava entender e sobretudo merecer ganhar.

Me preocupa o rumo que as coisas estão tomando. Pais ausentes que presenteiam para se sentirem menos culpados;pais consumistas que ensinam o mesmo aos filhos; pais que não dão limites e por aí vai…

Muitas das vezes esses pais fazem isso inconscientemente,sabiam ? Eu já fui assim,confesso..Errei e graças ao apoio do marido não descambei e consegui reverter a situação na época, ao meu favor.

Mas voltando à boneca rs…

Ela tem uma loja (na verdade são várias filiais pelos EUA) enormes onde se compra e se faz de TUDO !

Roupas iguais as das donas, salão de beleza, serviços de personal shopper, salão de chá concorridíssimo para festinhas de suas donas, serviços de estilistas e por aí vai..

Acredito que deva ser o mesmo preço de manter um filho, manter a boneca…Não tive acesso aos preços mas em entrevista, uma mãe estava comprando uma escova de cabelo que só pode SER DA LOJA AMERICAN Girl,para que não estrague o cabelo da boneca, que custava $ 8,

As mães enlouquecem ! Acho que esse tipo de negócio foi feito exatamente para isso. Deixando mães apaixonadas por todo aquele universo, o que não é difícil porque realmente é um encanto, fica mais fácil o processo rs.

Fiquei meio chocada sabem ?

E como já disse, gosto de umas comprinhas e achei tudo meio que demais pra minha cabeça processar…

Achei um templo exagerado do consumo para crianças e na minha opinião elas são felizes com tantas outras coisas…

Deve ser linda a loja, mas confesso que fiquei tensa com a matéria..

E vocês, o que acham desse estímulo para nossos pequenos ?

Bjs !

4f8f2db28c72d.preview-620 2012-01-13_08-48-24_701 American-Girls-american-girl-2634564-1024-768 American-Girl-Tool2 Doll Hair Salon dolls