A ditadura da Cesárea !

Sabe meninas, não estou aqui levantando bandeiras do que é certo ou errado, já que para casa uma de nós, a história é diferente.

Mas ando lendo algumas matérias, muito motivada por duas amigas grávidas, que estão na luta para encontrar médicos que façam seus partos normais.

Sim, elas estão à procura e a peregrinação é intensa..Não consigo entender…É novo processar isso na minha cabeça, sinceramente.

Deem uma olha no trecho desse texto, retirado do Blog da Ruth de Aquino, da Revista Época:

A “opção”, no Brasil, tem se encaminhado para uma ditadura de cesáreas. Os últimos números são estarrecedores. A proporção de partos cirúrgicos (cesarianas) no Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 24% em 2000 para 38% em 2011. E nos hospitais privados? 82%   !!!!!!!!  Sério, isso é um escândalo. A Organização Mundial da Saúde considera 15% de cesáreas no total de partos o índice aceitável. No Brasil, a taxa (se unirmos as redes pública e privada) é de 52%.

Uma pesquisadora da Riocruz diz que a cesariana, “que deveria ser uma forma de resgatar vidas”, no Brasil está diretamente relacionada à comodidade dos profissionais em agendar seus compromissos.

Infelizmente, não são só os médicos. As mães, por medo ou também por comodidade, têm optado pela cesariana em grandes números antes mesmo de engravidar. Ditadura nenhuma é boa: nem a do parto normal nem a da cesariana. É preciso ter mais informação e menos mitos, criados para estimular cirurgias.

Eis os dois depoimentos selecionados do Mulher 7×7, publicados em novembro de 2011. Vamos sempre promover o debate, sem censura nem patrulha.

Cresce número de mulheres com trauma pós-parto.

Por MARCELA BUSCATO, editora em ÉPOCA 

Amanhã, vou reproduzir o relato da própria Ruth das suas experiências com os dois partos normais que teve.

Mais uma vez quero ressaltar que o blog não é radical em suas opiniões e o que estamos tentando fazer é esclarecer, levar o maior número de informações para que a grávida se sinta segura na hora de definir junto ao seu médico como seu bebê chegará !

Bjsimages (1)